O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apoiou a medida do governo federal, que zerou o Imposto de Importação sobre uma série de equipamentos de energia solar até o fim de 2021. A decisão vale a partir do dia 1º de agosto para dezenas de módulos e outros componentes usados em painéis solares. Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (23), o senador afirmou que considera a medida acertada.

“Temos no nosso Piauí um potencial imenso para exploração dessa forma de energia que é limpa e renovável”, destacou.

A defesa de incentivos para a adoção de meios sustentáveis de energia tem sido uma marca do mandato de Ciro. Ele é autor de um projeto de lei (PLS 371/2015) que permite o uso do FGTS para a compra de equipamentos de geração da energia solar em casa, além de pronunciamentos defendendo mais investimentos em energia solar e eólica.

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apesar de um crescimento do uso da energia solar no Brasil, ela ainda representa menos de 2% da matriz elétrica nacional. Para Ciro, ainda que a isenção anunciada pelo governo seja apenas por um período limitado, a medida é um passo na direção certa para o desenvolvimento do país, em especial do estado do Piauí.