O senador Ciro Nogueira (Progressistas) se reuniu, nesta quarta-feira (22), com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em busca de apoio do governo federal para um grande mutirão de perfuração de poços no Piauí.

“Oferecer água potável a toda população do Piauí tem sido um dos meus grandes focos de trabalho no Senado. Infelizmente ainda existem milhares de famílias sem água em suas casas. Temos que mudar essa realidade”, explicou o senador Ciro, que no começo do mês de julho se reuniu com presidente da República, Jair Bolsonaro, para tratar desse assunto.

O ministro Rogério Marinho elogiou o trabalho do senador e confirmou que o ministério compartilha desse objetivo. “Sei que o senador Ciro conhece o nosso Nordeste e principalmente o querido estado do Piauí, conhece a pobreza do interior do Brasil, a realidade vivida pelo nordestino”, disse o ministro.

O ministro ressaltou que somente 13,5% do PIB brasileiro está no Nordeste, e que 28% da população mais pobre está nessa região. “Como sociedade e país fracassamos até este momento por não tirarmos o Nordeste da condição de pobreza. Sei que o senador quer e pode ajudar muito mais”, afirmou Marinho.

Ciro relatou ao ministro o trabalho que tem realizado no Piauí em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), para garantir o acesso à água. O senador afirmou que levar água potável traz esperança e transforma a vida das comunidades. Ele apresentou um vídeo ao ministro que apresenta a reação de alegria dos moradores à chegada da água nas suas cidades. “Emociona ver a festa que as pessoas fazem quando veem sair água do poço”, destacou o senador.

Inaugurações no Piauí

Ciro também tratou da ida do ministro ao Piauí, nesta sexta-feira (24), para a inauguração do Sistema de Galerias para Drenagem Pluvial e Prolongamento da Avenida Fauzer Bucar, a inauguração da 1ª Etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Floriano e a entrega do Residencial Alto da Cruz, também em Floriano.