Em discurso realizado nesta terça-feira (27), o senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) destacou a ação rápida do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, que publicou, em tempo recorde, o edital das novas contratações do programa Mais Médicos após a saída dos profissionais de saúde cubanos. Segundo o documento, 100 municípios piauienses estão entre os 2.824 que tiveram vagas abertas para o Mais Médicos.

“O ministro Occhi tem sido um parceiro importantíssimo no desenvolvimento da Saúde do nosso estado e mais uma vez mostrou seu compromisso com o Piauí e com todo o Brasil, agindo de forma precisa”, destacou o senador.

Ao falar sobre sua preocupação com a saída dos profissionais cubanos do programa, criado para atender populações do interior e das periferias das grandes cidades, o senador ressaltou a apreensão dos piauienses com a possibilidade de interrupção do atendimento médico nos pequenos municípios do estado. Ciro mencionou que era grande o receio em relação à uma possível baixa adesão de médicos brasileiros e informou que esteve no ministério da Saúde para tratar do assunto.

“Ficamos um tanto apreensivos porque em nosso estado os médicos de Cuba representavam 61% dos contratados pelo programa: ao todo, eram 203”, afirmou o senador.

Ciro enfatizou que, segundo o ministério, 97,2% das vagas do Mais Médicos já foram preenchidas, sendo que, das 8.517 vagas disponíveis no novo edital, 8.230 foram alocadas para atuação imediata. Ele destacou ainda que a expectativa é que, até o dia 14 de dezembro, os médicos selecionados entreguem os documentos exigidos nos municípios onde irão trabalhar.

“Estamos contando com a possibilidade de haver mais médicos disponíveis para atuar em regiões como as do interior piauiense e parabenizo o ministro Gilberto Occhi e sua equipe pela eficiência e agilidade de suas ações”, concluiu Ciro.