O senador Ciro Nogueira (Progressistas) participou na manhã desta segunda-feira (04) da viagem inaugural do novo VLT de Teresina, que chega para revolucionar o transporte público na capital.

Fruto de uma parceria entre a Caixa Econômica Federal com o Governo do Estado do Piauí, o projeto do VLT recebeu, nessa primeira etapa, cerca de R$ 46 milhões para a aquisição de 3 novos VLTs, cada um com capacidade para até 600 passageiros.

O superintendente da Caixa Econômica Federal, Elizomar Guimarães, destacou a participação do senador Ciro Nogueira para que os recursos necessários fossem liberados e possibilitassem a modernização desse modal de transporte tão importante para Teresina.

“Os representantes eleitos devem trabalhar para viabilizar recursos para que os benefícios cheguem até a população. Nesse sentido, eu destaco a participação do senador Ciro Nogueira, que junto da nossa bancada federal, tem trabalhado de forma incansável para viabilizar, cada vez mais, os repasses necessários para o Estado”.

O secretário estadual de Transportes, Guilhermano Pires, informou que a modernização do metrô de Teresina é a maior obra de mobilidade urbana da história do Piauí.

“Nós estamos falando de mais de R$ 450 milhões. Destes, a metade já está garantida por meio do FGTS e a outra parte é foco de trabalho de nossa bancada federal, que tem mirado nesses recursos”.

O governador Wellington Dias acrescentou que, até o final do mês de junho, mais dois veículos novos serão acrescentados ao sistema. “Devemos ressaltar que vamos seguir melhorando as estações, ampliando a ferrovia, estendendo o metrô até Altos e também aumentando o trajeto desse veículo recém-inaugurado até outras áreas da cidade”.

O senador Ciro Nogueira lembrou o trabalho do ex-governador Alberto Silva, que implantou o sistema de trens urbanos na capital, e ressaltou o papel da Caixa Econômica Federal e do ministério das Cidades para que essa etapa da modernização do metrô de Teresina fosse concretizada.

“A Caixa se tornou o grande parceiro não só dos municípios, mas também dos Estados e ela tem um papel fundamental nessa etapa da modernização do metrô de Teresina, assim como o ministério das Cidades que tem investido bastante na mobilidade urbana em Teresina”, afirmou o senador.