Com o apoio do senador Ciro Nogueira (Progressistas), municípios do Piauí garantiram recursos para a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e compra de novos equipamentos. Os valores, destinados pelo ministério da Saúde, ultrapassam R$ 10 milhões, que beneficiam as UBS em 15 municípios do estado.

“Essas Unidades Básicas são capazes de atender até 80% dos problemas de saúde que costumam levar a população a procurar um médico, por isso é um investimento de grande retorno para o dia a dia dos piauienses”, destacou Ciro.

O senador disse que as UBS são a porta de entrada preferencial ao Sistema Único de Saúde (SUS). Nelas são solucionados a maioria dos casos, sem sobrecarregar hospitais e unidades de emergência, que se encarregam de atendimentos de maior complexidade. Ciro ressaltou, ainda, que as unidades desempenham um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção de qualidade, uma vez que, normalmente, estão localizadas próximas de onde as pessoas moram, trabalham ou estudam.

Entre os serviços oferecidos pelas UBS estão ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da família, curativos, inalações, vacinas, exames laboratoriais, medicação básica e encaminhamento a outros especialistas.

Confira a lista dos municípios beneficiados com os recursos do ministério da Saúde.
Água Branca, Campo Maior, Coronel José Dias, Demerval Lobão, Dirceu Arcoverde, Elesbão Veloso, Ipiranga do Piauí, Itainópolis, Landri Salles, Luís Correia, Murici dos Portela, Oeiras, Parnaguá, Parnaíba e União.