Com os novos valores garantidos junto ao ministério da Saúde graças à atuação do senador Ciro Nogueira (Progressistas) e da deputada Iracema Portella (Progressistas), o Hospital Infantil Lucídio Portella poderá aumentar em até 4 mil o número de pacientes atendidos mensalmente. É o que prevê o diretor geral do hospital, Vinicius Nascimento, “a comissão hospitalar estima que, com os recursos, haverá um salto no atendimento de 8 mil para 12 mil atendimentos por mês”, informa.

O diretor também destaca que será possível ampliar o número de cirurgias realizadas no hospital, que é referência em pediatria no estado. “Pacientes de neurocirurgia, cirurgia e urologia pediátrica, ortopedia e todas as subespecialidades clínicas são destinadas ao Hospital Infantil”, ressalta Vinícius Nascimento. Segundo ele, o número de cirurgias mensais deve subir de 220 para 380, o que trará uma mudança no padrão de atendimento da pediatria no Piauí.

Ciro agradeceu o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, pela rapidez com que atendeu a demanda. Foram menos de 15 dias entre a reunião em que o senador apresentou a situação do hospital ao ministro e a publicação da portaria que assegurou o envio dos recursos. “Vamos agora agir para que esses valores possam ser rapidamente empregados nas melhorias necessárias”, afirmou o senador.

Entre as obras que serão realizadas no hospital está a criação de uma Unidade de Cuidados Intermediários, para iniciar a ampliação da UTI; a ampliação e reforma do centro cirúrgico e novos leitos de internação, além de reformas para adequação sanitária das enfermarias e do ambulatório.