O sucesso dos alunos do Piauí em competições de conhecimento, concursos estudantis e vestibulares de universidades públicas já são conhecidos e se tornaram motivo de orgulho para a educação do estado.

Em mais um exemplo desse sucesso, na última semana, Lanielle Lorane de Sá Andrade, aluna do Centro Estadual de Tempo Integral José Alves Bezerra, do município de Monsenhor Hipólito, foi a grande vencedora do concurso de redação organizado pelo Senado – Projeto Jovem Senador 2018. Ela conquistou o primeiro lugar com a redação “Cidadão em ação, democracia em construção”.

O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) parabenizou a estudante. “Essa é mais uma demonstração da qualidade dos alunos do nosso Piauí. Meus parabéns à Lanielle pela vitória em um concurso tão concorrido”, destacou.

O texto de Lanielle foi escolhido entre 190 mil redações escritas por estudantes de todo o país, com o tema “ A Constituição Cidadã 30 anos depois”. Os 27 estudantes classificados, um de cada estado e um do Distrito Federal, virão a Brasília para participar da 11º edição do projeto entre os dias 19 a 24 de novembro, acompanhados de seu professor orientador. Os alunos poderão vivenciar o trabalho legislativo como jovens senadores.

O projeto

O projeto Jovem Senador foi criado em 2011, para dar oportunidade a estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais de ver de perto como funciona o processo legislativo brasileiro. Desde a primeira edição do projeto, os jovens senadores já apresentaram 48 sugestões legislativas, sendo que 39 estão em tramitação. Quatro desses projetos já foram aprovados no Senado e estão em análise na Câmara dos Deputados.