O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esteve, nesta quinta-feira (29), na região Sul do Piauí para conhecer alguns dos atrativos turísticos do estado. Na cidade de São Raimundo Nonato, ele visitou o Museu do Homem Americano e o Parque Serra da Capivara. O ministro também foi ao município de Coronel José Dias, onde conheceu o Museu da Natureza.

Ele chegou ao aeroporto de São Raimundo Nonato acompanhado dos senadores Ciro Nogueira (Progressistas) e Marcelo Castro (MDB) e dos deputados federais Flávio Nogueira (PDT) e Margarete Coelho (Progressistas). O ministro fez as visitas com os parlamentares e ficou encantado com os vários sítios arqueológicos e com tudo o que viu.

Segundo o ministro Marcelo Álvaro Antônio, será enviada uma equipe técnica do ministério do Turismo para levantar as necessidades da região. A medida tem o objetivo de traçar um plano de ações de infraestrutura, assim como foi feito em Angra dos Reis (RJ). A previsão é que os técnicos do ministério estejam na região já no próximo mês, para coletar dados para elaboração um plano de desenvolvimento turístico.

“Temos que transformar este enorme potencial em resultados práticos e possibilitar que um número infinitamente maior de turistas conheça esta maravilha, que é um patrimônio mundial, reconhecido pela Unesco. Nosso objetivo é estabelecer uma infraestrutura e fazer com que voos regionais possam pousar neste aeroporto. Vamos reestruturar a rede hoteleira, trazer voos e promover uma rota turística das mais belas do nosso País”, afirmou o ministro.

Ciro Nogueira e os demais parlamentares da bancada federal piauiense, além da prefeita de São Raimundo, Carmelita Castro, e demais lideranças presentes à visita do ministro, agradeceram a importância dada pelo governo federal a um polo que se consolidou como importante patrimônio, não só do Piauí, mas do Brasil e do mundo. “Como todo piauiense, nos sentimos honrados por receber o ministro do Turismo e acompanhar a disposição para fazer com que o turismo na região da Serra da Capivara passe, de fato, a ser uma realidade”, disse o senador.