O senador Ciro Nogueira (Progressistas) se reuniu, nesta quarta-feira (27), com o ministro da Saúde, Luiz Mandetta, e o secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, para solicitar a liberação de recursos para a construção de uma nova maternidade em Teresina. Ciro também pediu que o ministro analise o processo de habilitação dos serviços de cuidados intermediários na maternidade Dona Evangelina Rosa e dos leitos de UTI no hospital Getúlio Vargas.

“A maternidade Dona Evangelina Rosa é referência em atendimento de alta complexidade no nosso estado, mas não pode abarcar toda a demanda. Esses investimentos são importantes para podermos ampliar o atendimento aos piauienses”, explicou o senador.

Na reunião, também foi pedida a liberação de recursos para o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), em Parnaíba. O secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, descreveu a importância do centro para a reabilitação de pessoas com deficiência no estado. “O CER IV promove a reabilitação de pessoas que moram em toda a região da Planície Litorânea do Piauí. A liberação do recurso vai permitir a conclusão da obra do Centro, que já está em 80% de execução”, disse.

O ministro Luiz Mandetta se comprometeu em ajudar o mais rapidamente possível. Ele disse ao senador que gostaria de conhecer o Piauí e ouvir pessoalmente as demandas na área de saúde.

Combate a endemias

Na reunião, o senador também pediu que sejam liberadas pelo ministério as caminhonetes que irão auxiliar as ações de prevenção e vigilância em saúde. Os veículos já estão em Teresina e vão reforçar a estrutura do estado para combater o mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir doenças, como zika, dengue e chikungunya.

Florentino Neto destacou a atuação de Ciro nas demandas da área da Saúde no Piauí. “É importante reconhecer o trabalho do senador para conseguirmos investimentos. Ciro tem uma trajetória de cuidado com a saúde pública do estado e intermediou várias liberações, trabalhando sempre para melhorar o atendimento aos piauienses”, afirmou.