Na busca por universalizar o acesso à água e proteger as bacias hidrográficas no Piauí, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) tem se destacado como uma das principais parceiras do estado em obras e ações. Entre os 224 municípios piauienses, 223 estão dentro da área de atuação da companhia; a única exceção é a cidade de Cajueiro da Praia.

Para possibilitar que o município também tenha acesso às ações da Codevasf, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou um projeto (PL 4850/2019) que inclui as Bacias Difusas do Litoral, no Piauí, na área de atuação da companhia.

O senador explicou que, atualmente, detalhes técnicos deixam Cajueiro da Praia fora do campo de atuação da companhia. O município está localizado nas chamadas “Bacias Difusas do Litoral”, que são pequenas bacias hidrográficas localizadas no extremo norte do Piauí, e são drenadas diretamente para o oceano. O objetivo da proposta é corrigir essa situação.

“Esse detalhe priva os mais de 7 mil habitantes do município, em sua maioria de baixa renda, de receber atenção que poderia ajudar muito a população”, afirmou Ciro.

De acordo com o senador, a Codevasf tem contribuído de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida dos piauienses, por isso a necessidade de contemplar todos os 224 municípios do estado. Ciro destacou ações da companhia nas áreas de abastecimento de água, pavimentações, apoio a arranjos produtivos locais, recuperação de áreas degradadas e fornecimento de máquinas e equipamentos.

O PL 4850/2019 está em análise na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, em decisão terminativa. Quando aprovada, a matéria segue direto para análise na Câmara dos Deputados.

Foto: Pedro França/Agência Senado